INTERNET DAS COISAS, AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL e SMART HOME

A Internet das Coisas ou Internet of Things, do inglês, também conhecida por IoT, está cada vez presente na vida das pessoas interessadas na integração das coisas que nos cercam.

A Internet das Coisas veio para ser incorporada no dia-a-dia das pessoas de forma a facilitar operações das mais diversas possíveis.

Em outras palavras, Internet das Coisas é nada mais nada menos do que a Automação para Residências, Automação para Empresas ou Automação para Condomínios, mas utilizada de forma integrada e inteligente.

Há uma variedade enorme de possibilidades comandadas por um controle integrado.

Utilizando-se apenas um controle que está diariamente nas mãos de milhões de pessoas, o Smartphone, tem-se a possibilidade de controlar tudo, de forma fácil, intuitiva, independente e simples, por pessoas de qualquer idade, inclusive àquelas que possuem dificuldades de locomoção ou dificuldade de operar equipamentos, algumas vezes complexos, no local ou remotamente.

Os preços e soluções estão cada vez mais acessíveis e a Internet das Coisas deixou de ser uma exclusividade para casas de alto padrão.

Há uma variedade enorme de soluções, modulares ou não, a preços acessíveis, algumas sem a necessidade de quebra-quebra de paredes.

A partir de R$ 1.000,00 já possível iniciar uma automação e podem ser ampliadas futuramente, ou seja, tornar outros ambientes automatizados.

Qualquer pessoa a partir de pequenos investimentos poderá automatizar sua casa, fazendo aos poucos e conforme sua disponibilidade.

Sem contar com a comodidade, a automação vem acompanhada de muita economia de tempo e de energia elétrica, pois é possível uma gestão do consumo da energia ou desligando equipamentos de forma programada.

Para condomínios em pode-se programar o uso da irrigação através do Smartphone, com controle da umidade, além de ser um sistema que independe de mão de obra e uso incontrolado da água, evitando o desperdício.

Pode-se liberar a entrada de pessoas na portaria, de prestadores que irão realizar serviços no condomínio ou ainda observar quem está na portaria pelas câmeras.

O uso da Internet das Coisas está se aproximando dos automóveis.

Vemos carros cada vez mais conectados, seja com o Smartphone ou mesmo com telas tipo multimídia que se comunicam com o Smartphone.

O que pode ser feito com a automação dependerá de sua imaginação.

Controlar equipamentos, cenas em conjunto, podem ser feitas com um simples toque para ligar o ar condicionado na temperatura desejada, acender luzes e controlar a luminosidade, ver imagens da casa pelas câmeras, acionar o motor da piscina, abrir a porta principal ou portão da garagem, ligar o televisor no canal desejado, fechar as cortinas ou persianas, ligar o hometheater e o volume desejado, a sonorização ambiente, criando ambientes aconchegantes, românticos, para um jantar ou festa, tudo a um simples toque em seu Smartphone e mudando as cenas de forma rápida.

Condomínios podem ter automação e proporcionar aos moradores facilidades diversas, como o controle de acessos para automóveis trazendo mais segurança a todos pelas câmeras de acesso, controle de horários de entrada e de saída, monitorar áreas do condomínio, como quadras, garagens, piscinas, áreas de esportes ou salas de ginástica, com horários de uso de acordo com o condomínio e outras necessidades, fechaduras biométricas acionadas por impressão digital ou facial, facilitando a entrada de moradores e de prestadores de forma rápida e segura.

O monitoramento remoto da portaria, realizada por empresas especializadas e remotamente, traz uma economia significativa e muita segurança para todos os condôminos, se aplicadas as implementações indicadas para cada situação, dificultando a entrada de ladrões pela distração ou sensibilidade dos porteiros, sem risco de liberar aqueles que desejam burlar o sistema de segurança do local.

Como a integração dos equipamentos depende de energia elétrica e é importante considerar algum sistema de fornecimento de energia ininterrupta, como baterias ou no breaks que podem manter sistemas automatizados, iluminação de áreas comuns ou mesmo controle de acesso, trazendo maior conforto e tranquilidade aos usuários.

Pode ser obtida através de um gerador de energia solar (energia fotovoltaica) e baterias acopladas a este sistema, garantindo a alimentação dos sistemas integrados à automação que são importantes para o local, utilizando fonte de energia inesgotável e sem o custo com combustíveis ou de manutenção de motores a combustão.

Internet das Coisas veio para ajudar as pessoas facilitando o dia-a-dia e economizando nosso tempo com tarefas rotineiras e que podem ser automatizadas.

 

Consulte-nos para um orçamento sem compromisso! Soluções na medida de sua necessidade.

www.alltomatic.com.br – contato@alltomatic.com.br

(11) 4564 6353

Related Post

0 Comments

leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.