Sempre inovações surgem no mundo. Esta notícia é prova de que os projetos de geração de energia podem ser úteis e criativos. E criatividade não falta para este projeto na China.
O grupo chinês CMNE (China Merchants New Energy), um dos principais investidores em energia solar do país, acaba de inaugurar a primeira de uma série de usinas em formato de panda, animal símbolo da China.
A central solar Datong, que fica na província Shanxi, tem capacidade instalada de 100 MW (megawatt) —50 MW já foram conectados à rede.
Segundo a CMNE, em sua capacidade total, a usina poderá oferecer 3,2 bilhões de kWh (quilowatt-hora) de energia verde em 25 anos, “o equivalente a economizar 1,056 milhões de toneladas de carvão ou a reduzir 2,74 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono”, afirma a empresa em nota.
O projeto foi lançado em maio de 2016, como parte de um acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para construir centrais solares com formato de panda.
A empresa diz que a iniciativa “é de grande importância para a implementação global de energia verde, a comunicação do conceito verde e a transformação de energia.”
Nos próximos cinco anos, o programa “Panda 100” construirá plantas solares no mesmo estilo em diversas regiões da China.
0 Comments