Empresas desperdiçam dinheiro por não otimizarem o uso de energia elétrica, nos edifícios e seus escritórios comerciais, fábricas, comércios, centros de distribuição, entre outros.
É possível diminuir drasticamente o consumo de energia sem prejudicar as atividades, tudo apenas com o uso inteligente dos recursos e da inteligência artificial.
Onde pode haver economia nos gastos com energia elétrica?
O ponto mais conhecido para reduzir os gastos é na iluminação.
Entretanto, há alternativas mais eficientes e que oferecem maior redução:
- Ar condicionado,
- Ventilação,
- Exaustão,
- Refrigeração,
- Aquecimento,
- Ar comprimido,
- Bombas (motores associados),
- Entre outras.
Alternativas para Redução de Energia
Além das alternativas mencionadas existem vários sistemas simples que realizam maneiras avançadas para extrair o máximo de eficiência dos equipamentos e da iluminação.
Falta conscientização para um tema tão relevante
Economia de energia ou eficiência energética é um tema que ainda é pouco considerado, para não dizer, desprezado, no Brasil.
Poucas empresas agem, de fato, no intuito de atingir uma maior eficiência energética, reduzindo custos desnecessários, agindo em prol do meio ambiente e sem prejudicar as atividades e processos onde a energia elétrica é necessária.
Foco na maioria dos países desenvolvidos, a eficiência energética, colabora para evitar que novos projetos de geração de energia sejam realizados, tamanha é a economia proporcionada, mesmo diante do aumento da demanda inerente ao desenvolvimento industrial, reduzindo a necessidade de investimentos em geração de energia.
A transição energética para um consumo de energia mais sustentável e ecológico depende da eficiência energética consciente.
Os edifícios devem colaborar com a melhoria da eficiência energética
A EPE, Empresa de Pesquisa Energética, publicou “Ações de Eficiência Energética em Edificações Brasileiras”, onde, em 2019 os edifícios corresponderam a 52% do consumo energético do Brasil. Assim, a participação dos edifícios é crucial no consumo energético.
O estudo propõe métodos como etiquetagem dos edifícios e incentivos ao baixo consumo.
Não é necessário aguardar a implementação destas políticas públicas, pois os benefícios pela adesão aos processos de eficiência energética por si só dispensam incentivos. Trazem alto retorno financeiro com a economia de energia, ou seja, economia de dinheiro para os proprietários.
Onde as indústrias podem contribuir com maior eficiência energética?
Apesar do foco do estudo citado ser nos edifícios, o setor industrial também pode reduzir os custos de energia elétrica através da eficiência energética, considerando não apenas os mesmos pontos acima, com também:
- Utilização da luz natural;
- Horários diferenciados;
- Sensores;
- Programação do uso de máquinas;
- Treinamento;
- Avaliações do consumo;
- Outras.
Diante de tamanhos benefícios e da economia financeira, é de se espantar que a procura por eficiência energética seja tão pequena no País.
Muitas empresas e indústrias deixam de poupar dinheiro e se tornarem mais competitivas por continuarem gastando energia sem planejamento.
Através de consultoria e análise das condições de uso do local em questão é possível avaliar onde a economia pode ser feita, para cada tipo de cliente.
A Alltomatic® – Soluções em Energia e Automação é especializada em identificar alternativas para redução no consumo e maior eficiência energética para diversas aplicações.
Além disso, a redução no consumo de energia elétrica faz com que um projeto de geração de energia solar fotovoltaica seja financeiramente mais econômico, pois a instalação será menor.
Entre em contato com a Alltomatic® para uma conversa sobre eficiência energética e economia em seu edifício ou indústria.
Link: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/epe-publica-nota-tecnica-sobre-acoes-de-eficiencia-energetica-em-edificacoes-brasileiras em 08/2020
0 Comments