ECONOMIA DE ÁGUA
EScassez
Ao longo dos séculos, o homem utilizou quase até o limite um dos bens mais escassos do planeta, e que poderá vir a se tornar mais preciso que o petróleo: a água. Desperdício e poluição contribuíram para isso e países com abundância de recursos hídricos, como o Brasil, demoram a se dar conta do fato.
Países com escassez de água praticam a dessalinização da água do mar e exportam esta tecnologia para outros. Mas os que têm água e a desperdiçam podem mais facilmente mudar a mentalidade e adotar soluções racionais e sustentáveis e que ainda geram economia.
captação e reúso
O reuso de água e a captação de água são uma necessidade para as próximas décadas.
Além da possível escassez da água, há outro motivo para você adotar alternativas de uso do precioso líquido: para cada litro de água consumido, você paga um valor igual pelo uso do esgoto à companhia de abastecimento.
Para lavagem de pisos e paredes, descargas de sanitários e rega de plantas e jardins, por exemplo, pode-se utilizar – dependendo da situação, com o devido tratamento prévio – a chamada “água cinza”, ou seja, água de reuso ou água da chuva.
Algumas soluções:
- Construção de cisternas para captação de água das chuvas
- Armazenamento de água de lavagem
- Sensores de umidade para irrigação automatizada