França inaugura a primeira estrada com painéis solares do mundo

A primeira estrada com painéis fotovoltaicos do mundo foi inaugurada na França.

Até o ano de 2050, a demanda energética mundial se duplicará. As estradas são ocupadas pelos veículos em torno de 10% do tempo e a França possui mais de um milhão de quilômetros de estradas.

Baseadas nessas razões, necessidade de energia, baixa ocupação e a área disponível, uma empresa francesa do grupo Bouygues e o Instituto Nacional de  Energia Solar (INES) desenvolveram a primeira autoestrada fotovoltaica do mundo.

A pista solar é conhecida como “Wattway” e foi inaugurada pelo ministra do meio ambiente Ségolène Royal, em Tourouvre-au-Perche, na Normandia.

Graças a este conceito, protegido por 3 patentes, a França poderá, em teoria, ter sua independência energética com 1 quarto de suas rodovias. De acordo com informações obtidas, 2.800 metros quadrados rodovia com este sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia para iluminação pública de uma cidade com 5.000 habitantes, na França.

O material, composto de silício cristalino, de poucos milímetros de espessura, se adapta às dilatações térmicas e à carga dos veículos.

De fácil instalação, o sistema “Wattway” pode se instalado sobre a pista existente, sem grande trabalho civil.

Pode ser utilizado para iluminação pública, para alertas, recarregar veículos elétricos, equipamentos de ventilação para edifícios. Mais adiante a ideia é que seja utilizado para a “estrada inteligente”, para a gerenciamento do transito em tempo real, condução do veículo autônomo, remoção do efeito da neve em estradas, entre outras possibilidades.

A superfície e composta por um material que protege e oferece resistência ao produto.

Num teste realizado, o sistema passou num teste de resistência de mais de um milhão de veículos de carga com 13 toneladas pela área, mas uma rodovia clássica, suporta no máximo 300.000 veículos.

É uma tecnologia inovadora, que se adere à pista com adesivo especialmente desenvolvido e que contou com subsídio do governo para sua execução, mas é um importante passo para aproveitar um espaço já existente e que possui baixa ocupação.

O custo atual da “rota solar” é de 17 Euros Wp (Watt pico – unidade de energia para placas fotovoltaicas), contra 2,5 Euros para os painéis convencionais.

Mas é uma solução inovadora e, como tal, terá seu custo otimizado para que ser torne viável, trazendo geração de energia ecossustentável e de longa duração.

http://www.ladepeche.fr/article/2016/12/22/2483847-la-premiere-route-solaire.html

 A Alltomatic possui Soluções Sustentáveis para Geração de Energia Elétrica de acordo com sua disponibilidade de investimento financeiro. Consulte-nos, teremos prazer em lhe oferecer a melhor e mais econômica solução.

Related Post

0 Comments

leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.