CLIMATIZAÇÃO E AR CONDICIONADO

Climatização automatizada – ar condicionado

De acordo com estudo do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), os grandes consumidores de energia elétrica das residências são os aparelhos de ar condicionado, chuveiro e ferro elétricos e a dupla freezer/geladeira.

Aparelhos de ar condicionado aparecem novamente como vilões do consumo no setor comercial. Assim, é natural que, ao se implantar um sistema de automação residencial ou empresarial, os condicionadores de ar sejam levados em consideração.

O conceito pode ser estendido para que todos os sistemas de climatização sejam considerados na automação – não somente os condicionadores de ar, como também ventiladores, aquecedores, pisos aquecidos e até as cortinas, pois estas podem contribuir significativamente para o controle da temperatura ambiente.

climatização-ar-condicionado-automocao

 

horário programado

É possível programar o horário de ligamento/desligamento ou a duração do funcionamento dos equipamentos, controlar seu comportamento em função da leitura de sensores diversos, como os de temperatura e umidade do ambiente, ou, ainda, em função do tamanho do ambiente.

O controle pode ser feito também em função da leitura de um relógio astronômico contido na central de automação, de tal modo que, por exemplo, os equipamentos de ar condicionado sejam ligados dez minutos antes do nascer do sol num ambiente que vai ser mais intensamente atingido pelo sol da manhã. Analogamente, após o pôr do sol, o equipamento será desligado.

Estes acionamentos por horário podem também ser combinados com os acionamentos por sensores, através de lógicas que combinem os resultados das leituras de todos.

Fale Conosco: (+55) 11 4564-6353 / WhatsApp: (+55) 11 9 9303-6353
contato@alltomatic.com.br