AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: COMO INICIAR O SEU PROJETO

A automação residencial ou mesmo a corporativa são sistemas que vieram para facilitar atividades rotineiras de forma presencial ou remota (via celular ou wi-fi), de maneira muito simples e fácil, gerando acessibilidade para todas as pessoas, acionando e controlando a iluminação dos ambientes, ar condicionado, sonorização, hometheater, ligar o televisor no seu canal preferido, ver imagens de suas câmeras, receber notificações de que uma porta ou janela foi aberta, abrir e fechar cortinas, ligar equipamentos elétricos, como uma cafeteira, por exemplo, e uma série de outras possibilidades.

Você pode até estar em outra cidade, país, mas se tiver acesso à rede de wi-fi ou telefonia celular, poderá comandar e controlar vários itens em sua residência, de forma extremamente simples: com um clique!

COMO INICIAR O SEU PROJETO

A relação entre equipamentos, projetos e instalação é feita por profissional especializado nestes sistemas e desempenham um papel de fundamental importância no projeto por completo, desde o contato inicial com o cliente, analisando e identificando suas necessidades e desejos até a entrega do sistema integrado completo em perfeito estado de funcionamento.

O profissional de automação residencial é responsável pelas seguintes atividades:

  • Análise do projeto do cliente;
  • Verificação das necessidades e equipamentos a serem utilizados;
  • Tipo de iluminação por ambiente;
  • Sonorização e home theater;
  • Aspiração centralizada, irrigação, câmeras, controles de acesso, detector de fumaça, de inundação, e uma série de outras possibilidades,

Feita essa análise:

  • Desenvolvimento do projeto;
  • Avaliação de fornecedores para atender ao cliente;
  • Acompanhamento e supervisão das obras de preparo;
  • Instalação;
  • Programação do sistema, customização e testes dos equipamentos;
  • Entrega e instrução ao cliente sobre sua utilização.

Apesar de parecer um projeto de simples planejamento e execução, há muita complexidade por trás disso tudo, pois é necessário o entendimento e o conhecimento, tanto do que o cliente busca, como dos equipamentos, programações, ajustes necessários, se existe compatibilidade entre os equipamentos a serem automatizados, de sistemas de de acordo com as necessidades, sem excessos, de forma prática e funcional.

O início do projeto de integração de automação residencial é dado após o levantamento de alguns itens considerados essenciais, com a realização de um check list em conjunto com o cliente, em reuniões, informações e visitação ao local onde será feita a instalação, se possível, já na fase de projeto.

Confirmados os pontos observados e em função de outros projetos, algumas vezes são sugeridas alterações, móveis, interiores, instalações elétricas, iluminação, ar condicionado, entre outros específicos.

Ressalta-se que existem equipamentos com várias tecnologias, programações específicas e todos os equipamentos devem, necessariamente, se comunicar com o equipamento escolhido. Comparativamente, seria o mesmo caso de usar um motor de um veículo de uma marca em outro de outra marca.

Diversos tipos de soluções, específicas para cada projeto e cada cliente, podem ser utilizadas as quais, além da facilidade no uso e conforto, trazem economia de energia, melhor eficiência no uso de equipamentos e enorme economia de tempo.

Automação residencial vem avançando na vida de cada um de nós, com soluções cada vez mais integradas, que empregam uso de smartphones e de forma segura.

Ao contrário do que se pode imaginar, a automação pode compreender o mais simples sistema, como controlar a intensidade da iluminação a um preço muito reduzido, até os mais sofisticados sistemas de hometheater, com telões automáticos e projetores retráteis, banheiras controladas à distância e que podem ser acionadas antes que chegue em casa, monitoramento de imagens, fazer controle remoto de sua propriedade, etc.

As possibilidades estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e, com certeza será cada vez mais utilizada.

Related Post

0 Comments

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.