VIDRO FOTOVOLTAICO substitui vidro comum e valoriza a construção

O que você acha de ter em seu projeto um vidro que além de suas propriedades já conhecidas também gere energia e tenha um isolamento termo acústico excelente?

O vidro fotovoltaico é uma inovação no Brasil e está sendo cada vez mais procurado para substituir o vidro comum devido às suas várias qualidades.

Aliás, pode-se dizer que é o único elemento construtivo que traz rápido retorno do investimento.

Diferentemente da placa fotovoltaica tradicional e que só pode ser utilizada sobre telhados, lajes ou solo, o vidro fotovoltaico pode ser instalado em qualquer posição, seja em janelas, portas, claraboias, marquises e pisos e gera energia até mesmo pela luz reflexiva do prédio vizinho.

Além de gerar energia e de valorizar o imóvel, bloqueia os raios ultravioleta (UV) e infravermelhos (IR), responsáveis pelo aquecimento nos ambientes, permitindo uma considerável economia, tanto no dimensionamento do equipamento de ar condicionado como com a energia elétrica para manter a temperatura ambiente agradável.

Por ser uma solução altamente sustentável, permite uma alta pontuação para certificação LEED (certificação internacional para edifícios verdes do Green Building Council – GBC).

A energia gerada pode ser utilizada na própria edificação ou então armazenada em baterias ou mesmo interconectada à rede da concessionária de energia elétrica local, gerando para a edificação créditos em Watts.

Para se ter uma ideia da energia que pode ser gerada com esta solução, uma área de 10 m2 pode gerar energia para mais de 150 lâmpadas LED de 12 Watts, por 4 horas contínuas.

As soluções em vidro fotovoltaico oferecem liberdade de customização uma vez que podem ser produzidas numa ampla variedade de tamanhos,  cores, acabamentos e mesmo texturas. O piso elevado fotovoltaico, por exemplo, é produzido em placas 600 x 600 mm em vidro fotovoltaico antiderrapante, podendo armazenar energia durante o dia e se auto iluminando à noite!

Com vários projetos já instalados pelo mundo e inclusive no Brasil, o vidro fotovoltaico (ou BIPV – Building Integrated Photovoltaics) é considerado como uma das maiores inovações sustentáveis para construções.

Edifícios comerciais, hotéis, edifícios corporativos entre outras aplicações podem se beneficiar desta tecnologia, tanto em edificações novas como em projetos de retrofit.

A Alltomatic® – Soluções em Energia e Automação possui profissionais credenciados pela Onyx Solar e está à disposição para dúvidas técnicas ou orçamentos no Brasil.

 

Related Post

0 Comments

leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.